Interferências nas manifestações


 "Um Estado ditatorial é alérgico a manifestações"

Juristas alertam que as autoridades municipais e policiais têm impedido de forma sistemática a realização de manifestações livres nas ruas de Moçambique. Segundo especialistas, o país caminha para uma "ditadura". Várias fontes queixam-se de que a polícia e as autoridades do município de Maputo têm impedido de forma reiterada a realização de manifestações nas ruas da capital.

Elvino Dias, advogado moçambicano, considera que o direito à manifestação é um direito que está na Constituição e, por isso, não pode ser violado."A própria lei tratou de fazer referência que a manifestação não carece de autorização. Nem é pedir, é informar, que no dia X nós vamos manifestar-nos", diz em declarações à DW África.

Para Elvino Dias, a polícia está a empurrar Moçambique para a ditadura ao impedir constantemente o direito à manifestação."Esta reiterada proibição reflete a natureza de Estado em que nos tornámos", comenta. "Todas as suas ações revelam que estamos num Estado ditatorial. Um Estado ditatorial é alérgico a manifestações", acrescenta.


Fonte: Romeu da Silva,DW.

Comments

Popular posts from this blog

Direitos humanos e eleições

Curso de Introdução ao Jornalismo Digital